Os Documentos

 

          1. A árvore genealógica

     Reunir todos os documentos não é uma tarefa simples. É preciso realizar um bom planejamento para obter sucesso nas buscas dos documentos. Por isso, vamos te ensinar passo a passo o que deve ser feito.

 

     A primeira coisa a fazer é a árvore genealógica da sua família. Ela deve abranger desde você até o dante causa – o familiar italiano que te dá o direito à cidadania. Comece por você. Depois, passe para o seu genitor. Em seguida, para o genitor dele e assim por diante até chegar ao seu dante causa. Não se preocupe se faltarem nomes ou datas na sua árvore, o importante é traçar de início um rascunho.

     Para facilitar a sua organização, nós montamos uma árvore genealógica para você. Basta clicar aqui e preencher os dados da sua família.

     Após preencher os nomes que você já conhece, é hora de procurar os documentos dessas pessoas. Não se preocupe se faltarem nomes, pois é ao juntar os documentos que você descobrirá os nomes que estão faltando, já que as certidões de nascimento constam em si os nomes dos pais do indivíduo. Portanto, você encontrará mais um dos parentes que faltam na sua linhagem de transmissão quando conseguir a certidão de nascimento dos filhos dele.

     Os documentos necessários para o reconhecimento da cidadania italiana são os mesmos para todos as pessoas da linha de transmissão, exceto pelo dante causa, que exige um documento a mais. Esse documento é a CNN - certidão negativa de naturalização. Clique aqui e entenda o que ela é.

 

Confira abaixo a documentação necessária:

DOCUMENTOS DO DANTE CAUSA:

  • Certidão de Nascimento:

*Estratto per Riassunto dell’Atto di Nascita (se nascido após de 1861); ou Certificato di Battesimo (se nascido antes de 1861);

  • Certidão de Casamento:

*Estratto per Riassunto dell’Atto di Matrimonio (se casado na Itália) ou certidão de Casamento (se casado no Brasil);

  • Certidão de Óbito.

  • Certidão Negativa de Naturalização (CNN) do seu dante causa.

     A melhor maneira de começar a juntar os documentos é também fazendo o caminho inverso. Ao invés de começar pelos seus antepassados, comece por você. Muitos querem iniciar a busca dos documentos a partir do dante causa. Entretanto, inúmeras são as pessoas que têm informações incompletas ou ainda não sabem o paradeiro dele. Assim, acabam percorrendo caminhos longos e sem sucesso.

 

     Portanto, comece pelos seus documentos e, em seguida, busque os documentos do seu genitor (pai ou mãe, a depender de qual deles é o descendente italiano), depois do genitor dele e assim por diante.

DOCUMENTOS DO RESTANTE DA LINHAGEM:

  • Certidão de Nascimento;

  • Certidão de Casamento;

  • Certidão de Óbito (caso essa pessoa tenha falecido).

SEUS DOCUMENTOS:

  • Certidão de Nascimento;

  • Certidão de Casamento - caso seja casado(a).

     O ideal é pedir a sua certidão de nascimento em formato “inteiro teor” ao cartório onde você nasceu e já manter esse documento em mãos.

 

     É muito simples fazer o requerimento das certidões nos cartórios de qualquer região do Brasil. Normalmente, basta enviar um e-mail para o cartório com os dados da certidão (como folhas, livro, n.º). Rapidamente, o cartório retorna o e-mail, informando o valor a ser depositado e a certidão chega ao conforto da sua casa. DICA: costumamos ligar antes ao cartório e enviar esse e-mail aos cuidados de uma pessoa específica, assim, esse e-mail terá um carinho especial quando chegar à caixa de entrada do cartório.

 

     Após solicitar a sua certidão, você poderá requisitar as certidões da sua linha de transmissão, todas em formato “inteiro teor”. Peça então a certidão de nascimento juntamente com a de casamento do seu genitor ao cartório onde ele nasceu. Em seguida, peça os mesmos documentos do parente anterior a ele ao cartório onde esse parente nasceu. Se esse parente for falecido, é necessário também a certidão de óbito. Faça isso com todas as pessoas da linha de transmissão até conseguir os documentos do seu dante causa.

Conforme você for conseguindo os documentos, o ideal é que você saiba quais você já tem e quais ainda faltam. Dessa forma, você mantém uma organização. Pensando nisso, preparamos um modelo de checklist pronto para você apenas marcar um check nos documentos que for conseguindo. Clique aqui para baixar nosso checklist e, em seguida, imprima-o e o coloque dentro da sua pasta de documentos. Assim fica fácil se organizar, não é mesmo? 

 

          2. A análise dos documentos

     Quando estiver com todas as certidões em mãos, será necessário fazer uma análise minuciosa dessas certidões, pois poderá haver erros de grafia nelas. Se houver, deverá ser feita a retificação das certidões. Por isso, é importante solicitar as certidões no formato “inteiro teor”. Nelas, estão inseridos dados que as certidões comuns não possuem e esses dados podem conter erros. Esse será, então, o momento de retificar os erros.

     A retificação das certidões pode ser via administrativa - pelo cartório, sem a contratação de advogado - ou via judicial, com a contratação de advogado.

     A via judicial deve ser recorrida quando o erro na certidão for muito complexo. Um grande exemplo é o do nosso antenato, Emo Broggiato. Na certidão de nascimento dele, o nome estava escrito como Emo Burjato. Por se tratar se um erro complexo, o cartório não pode retificar essa certidão e tivemos que fazer a correção na justiça.

     A grande diferença entre a via administrativa e a judicial é a necessidade de contratação de um advogado nessa última. Por se tratar de uma correção complexa, o cartório não pode retificar. Portanto, se você precisar corrigir uma certidão com algum erro muito grande, terá que contratar um(a) advogado(a) para realizar esse processo na justiça.

     Hoje, os oficiais de registro civil têm uma certa autonomia. Se você precisar retificar a sua certidão, você pode fazê-lo no cartório sem necessidade de contratar um advogado. Mas atenção! Essa correção serve apenas para erros de grafia simples, seja no nome, no sobrenome, em nomes de cidades ou quaisquer elementos que já estejam contidos no registro civil.​

     Os valores variam de cartório para cartório nos 26 Estados e no Distrito Federal. O prazo varia de 1 a 3 meses.

     Não esqueça, cabe a você indicar os erros da certidão, fazer uma petição e anexar todas as demais certidões, comprovando que aquele documento com o erro seja passível de correção. Por isso, é importante fazer a análise das certidões antes de fazer a solicitação.  

 

     Mas como fazer a petição? Não se preocupe! Nós do Stazione Italia pensamos em você. Preparamos um modelo de petição caso você vá retificar uma certidão via administrativa. Lembrando que, nesse caso, não há necessidade de advogado.

 

     Clique aqui para baixar o modelo. Depois de preenchê-lo, você poderá solicitar a retificação no cartório juntamente com as demais certidões que comprovem o erro.  

     Como funciona esse processo judicial? Como conseguir um advogado de confiança que trabalhe com isso?

 

     Novamente, não precisa se preocupar! Nós do Stazione Italia já deixamos tudo pronto para você. A Cristina Fagundes, uma das sócias do Stazione Italia, é advogada e faz esse trabalho com rapidez e segurança. Clique aqui para entrar em contato conosco e explicamos direitinho como funciona esse processo.

     Após a etapa de análise e retificadas as certidões (se necessário), sua documentação estará pronta para ser traduzida para o italiano por um tradutor juramentado e, em seguida, apostilada no cartório.

 

     A maior dificuldade tanto para encontrar as certidões quanto para retirá-las é quando esses documentos ainda estão na Itália. Muitas pessoas possuem dados incompletos do dante causa, sendo necessário a realização de uma pesquisa na Itália para encontrar as certidões de nascimento, casamento e óbito desse parente que lhe dá o direito à cidadania.

     Além da dificuldade de encontrar os documentos que estão muito distantes daqui, ainda há outro fator que dificulta a busca. As certidões de nascimento podem estar em dois formatos: certidão de nascimento (Estratto per Riassunto dell’Atto di Nascita) ou como certidão de batismo (Certificato di Battesimo).

 

     Isso se dá porque, antes do ano de 1861, os comunes – as comunas italianas – ainda não tinham um controle de quem nascia na região. Assim, a Igreja era quem fazia esse controle e detinha a certidão de nascimento juntamente com a de casamento de cada cidadão.

 

     Portanto, as certidões de nascidos após o ano de 1861 estão localizadas no Comune e as dos nascidos antes dessa data estão na Paróquia. Essas últimas – as que estão na Paróquia – precisam ser retiradas pessoalmente.

Esses são exemplos dos dois tipos de certidão de nascimento do antepassado italiano: Certificato di Battesimo e Certificato di Nascita 

     Com essa dificuldade em resgatar os documentos do dante causa, surgiram várias pessoas especializadas em pesquisa e busca de documentos. Dentre essas pessoas, estamos nós! Se você está buscando os documentos da sua família italiana e quer obter o reconhecimento à cidadania, está no lugar certo.     

 

     Nós podemos te ajudar com a busca dos documentos e te dar segurança e facilidade nessa etapa complicada. Nosso trabalho é fazer o possível e o impossível para que você alcance o seu sonho!

 

     Oferecemos uma ajuda com essa parte não só por ela ser um pouco complicada, mas também porque, depois dessa etapa de conseguir todos os documentos da sua árvore genealógica até o dante causa, é necessário dar entrada desses documentos.

 

     Assim que você tiver todos os documentos em mãos, você precisará apostilar os documentos. Mas o que é o apostilamento? Clique aqui para entender mais sobre o que é o apostilamento e onde fazê-lo.

 

     Após ter todos os documentos devidamente apostilados, será então o momento de dar entrada com eles para pedir o reconhecimento da sua cidadania italiana. Esse é o último passo e ele pode ser feito tanto no Brasil quanto na Itália. Há uma série de diferenças entre essas duas opções, por isso, fizemos um tópico apenas para ela. Basta clicar aqui para saber mais como funciona o processo nos dois casos e qual das opções é a melhor para você.

     Tem alguma dúvida? Não se preocupe! Nos envie uma mensagem clicando aqui e iremos te ajudar com o maior carinho.  

     Encontrar todos os documentos pode não ser tão fácil quanto parece, mas o seu sucesso depende de determinação, foco e paciência. Se, ainda sim, tiver qualquer dificuldade, podemos te dar uma assistência! Fazemos o serviço de busca de documentos e facilitamos essa parte toda para você com muito cuidado e segurança. Para saber mais sobre os nossos serviços, clique aqui. Será um prazer te auxiliar com a busca e sonhar junto com você enquanto trilhamos o seu caminho rumo ao reconhecimento da cidadania italiana!

     Arrivederci!

CONTATO

Será um enorme prazer conversar com você e te ajudar com qualquer dúvida sobre a cidadania italiana e a busca de documentos! Nos envie uma mensagem abaixo e te responderemos com muito carinho!

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon