Reconhecendo a Cidadania

     Após reunir todos os documentos necessários, como mostramos no primeiro passo, é hora de decidir onde dar entrada na sua cidadania italiana.

 

     Existem duas opções: a primeira é no Brasil e a segunda é na Itália. O processo funciona de forma diferente nos dois, entretanto, os documentos necessários são os mesmos.

 

     Assim que as pessoas descobrem que têm direito à cidadania italiana, é bastante comum que fiquem em dúvida sobre qual das opções é a melhor. Ir até a Itália ou enfrentar as grandes filas do Consulado da Itália no Brasil?

 

     Para resolver essa grande dúvida, explicamos direitinho para você logo abaixo os prós e contras de dar entrada com os documentos em ambos os países.

 

          1. Reconhecendo a cidadania no Brasil 

     Para solicitar a cidadania no Brasil, é necessário enviar um Requerimento pelo correio no formato "carta registrada com AR". O modelo desse documento se encontra no site do consulado italiano que pertence ao estado que você reside. O modelo varia um pouco de consulado para consulado, por isso é necessário fazer o download dele no site referente ao seu estado.

 

     Para saber a qual jurisdição consular pertence sua cidade, basta olhar no mapa abaixo.

     Agora que você já sabe qual consulado italiano corresponde à região onde você mora, baixe o requerimento no site do consulado do seu estado. Nesse link, você encontra todos os sites de todos os consulados da Itália no Brasil. Neles você não só consegue baixar o requerimento, mas também encontra informações como e-mail, horário de funcionamento e endereço.

     Após enviar a solicitação, você entrará na fila a fim de ser convocado para apresentar todos os documentos. O tempo de espera dessa fila varia de Estado para Estado. Atualmente, demora de 8 a 15 anos para você ser convocado(a).

 

     Enquanto aguarda a convocação, você terá tempo suficiente para pedir todas as certidões aos cartórios, retificar se necessários e encontrar outras, se estiverem faltando. Quando você for convocado(a), sua pasta deverá estar pronta com todas as certidões em inteiro teor, com tradução juramentada e devidamente apostiladas.

     Após a convocação e entregues os documentos, você pagará uma taxa de 300€ e, em seguida, o Consulado fará uma análise das certidões. Assim, você será contatado(a) e o Consulado poderá tanto te informar que você foi aprovado(a) quanto poderá te pedir um documento suplementar ou te pedir para corrigir algum erro em algum dos documentos.

     Depois de ser informado(a) que sua documentação foi aprovada, você ainda terá que aguardar 730 dias (em torno de 2 anos) para que seu processo finde. Esse tempo se deve aos trâmites burocráticos. Portanto, você terá que aguardar mais um pouco para receber a sua certidão italiana e, enfim, ter a licença para pedir a emissão do Passaporte Italiano.

 

PRÓS

CONTRAS

 

Os prós de solicitar a cidadania italiana no Brasil são:

  • Não ter a dificuldade de sair do seu país e parar a sua vida apenas para obter o reconhecimento.

  • Não ter gastos de ida até a Itália - além dos custos de permanecer por lá durante alguns meses.

  • Não precisar de qualquer assessoria, já que, a partir do momento que você tem todas as certidões, o processo é muito simples

O único contra de solicitar a cidadania italiana no Brasil é o tempo de espera excessivamente longo. Às vezes, demora quase 20 anos para obter a cidadania e você esperará esse tempo todo para poder obter seus direitos como italiano(a). Apesar de ser apenas um contra, o fator do tempo desanima bastante as pessoas que estão em busca dos documentos a fim de obter o reconhecimento da cidadania no Brasil.

          2. Reconhecendo a cidadania na Itália

 

     Na Itália, os prazos para o reconhecimento da cidadania são estabelecidos por lei. Por isso diferença entre o “tempo de espera” no país europeu e no Brasil são muito diferentes. Nesse contexto, muitos brasileiros têm optado pelo reconhecimento na Itália.


     O prazo, por lei, é de até 180 dias para o reconhecimento da cidadania italiana, mas temos relatos de pessoas que tiveram sua cidadania reconhecida com 22 dias. Isso depende muito do comune (cidade italiana) no qual você vai realizar seu reconhecimento.

     Caso você decida reconhecer a cidadania na Itália, é necessário reunir todos os documentos enquanto ainda estiver aqui no Brasil. Isso inclui retificar as certidões (se necessário), fazer a certidão juramentada e, em seguida, apostilar as certidões, exatamente nessa ordem.

 

     Ao chegar à Itália, você deverá cumprir vários trâmites - exigências do consulado para que você reconheça a sua cidadania por lá. Essas exigências são:

  1. Registrar a residência no Registro Anagràfico;

  2. Aguardar a visita do Vigile - um oficial italiano que confirmará a sua estadia nessa residência (essa visita pode levar até 45 dias);

  3. Apresentar o requerimento de reconhecimento de cidadania italiana;

  4. Aguardar a Não Renúncia – Mancata Rinuncia;

  5. Por fim, você deve assinar a transcrição do registro no livro do Comune.

     Após os trâmites legais e transcritos seus registros, você poderá solicitar a emissão da sua carteira de identidade e passaporte italiano. Como esse processo é feito em italiano, muitas pessoas buscam por assessorias para facilitar o seu processo.

 

     Atualmente, há no mercado inúmeras agências de assessorias que realizam o trabalho de auxiliar no reconhecimento da cidadania italiana. Tome muito cuidado, pois há tanto empresas sérias quanto empresas muito picaretas no mercado. Desconfie de valores baratos demais. Entretanto, não se engane acreditando que valor caro é sinal de boa assessoria! Pesquise bastante antes de fechar com qualquer empresa e peça sempre indicação de pessoas que já foram auxiliadas por ela.

 

     Embora seja de muita ajuda, nem sempre vale a pena contratar uma assessoria. Se você falar italiano em um nível intermediário, é recomendável que você faça o processo todo sozinho. O processo é muito simples, portanto, não vale a pena pagar um valor considerável em uma assessoria se você é capaz de entender todo o processo sozinho. Entretanto, se você não fala italiano, um assessor facilitará bastante a sua vida.

PRÓS

CONTRAS

 

Os prós de solicitar a cidadania italiana na Itália são:

  • O reconhecimento demora, no máximo, 180 dias - há casos em que o processo todo levou apenas 22 dias. Esse tempo é muito rápido comparado ao tempo que leva no Brasil;

  • Você terá a oportunidade de conhecer a Itália durante o tempo em que estiver lá! Se você ama viagens, como nós, com certeza esse fator te anima bastante.

Os contras de solicitar a cidadania italiana na Itália são:

  • É necessário investir tanto tempo quanto dinheiro para ficar na Itália durante 180 dias. Por mais que haja a possibilidade de não levar esse tempo todo, você precisa ter dinheiro suficiente para o pior cenário: se sustentar por 3 meses na Itália;

  • Se você não falar italiano, terá que investir também uma quantia de dinheiro em uma assessoria. Isso não é obrigatório, mas te ajuda bastante.

     Agora você já sabe o que precisa fazer assim que tiver todos os documentos em mãos. Entretanto, se você ainda não encontrou todos os documentos e precisa de ajuda com qualquer etapa, estamos aqui para te ajudar! Fazemos o serviço de busca de documentos e facilitamos essa parte toda para você com muito cuidado e segurança. Para saber mais sobre os nossos serviços, clique aqui. Te daremos todo o suporte necessário para que você alcance o seu grande sonho: o reconhecimento da cidadania italiana!

     Tem alguma dúvida? Não se preocupe! Nos envie uma mensagem clicando aqui e iremos te ajudar com o maior carinho.

 

     Arrivederci!

CONTATO

Será um enorme prazer conversar com você e te ajudar com qualquer dúvida sobre a cidadania italiana e a busca de documentos! Nos envie uma mensagem abaixo e te responderemos com muito carinho!

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon